Retinoblastoma: o que é, sintomas, causas e tratamento?

Publicidade

É um tipo raro de câncer que atinge principalmente crianças antes de completarem seus 5 anos. Ele se encontra dentro do olho, na retina. Ocorrendo a mudança de cor da pupila
Estrabismo é também uma forma de detecta-lo.

A retina é uma área na parte de trás do olho que detecta a luz e envia imagens para o cérebro. A retina é composta de células chamadas bastonetes e cones que detectam a luz para produzir imagens. A doença geralmente se desenvolve em um ou ambos os olhos, mas também pode ocorrer em apenas um olho ou no nervo óptico. O câncer começa quando células anormais crescem e se dividem rapidamente, formando um tumor que pressiona estruturas próximas, como vasos sanguíneos e nervos.

Causas para o Retinoblastoma

A causa do Retinoblastoma não é conhecida, mas pode ocorrer em famílias; portanto, se alguém o tiver, seus filhos também terão uma chance maior de desenvolvê-lo. Os Retinoblastomas são mais comuns entre pessoas com certas condições genéticas, como síndrome de Down ou neurofibromatose tipo 1 (NF1). Uma das causa mais comum de Retinoblastoma são mutações genéticas hereditárias ou alterações nos cromossomos durante a concepção.

O Retinoblastoma também pode ser causado pela exposição à radiação ou por certos medicamentos tomados pela mãe durante a gravidez.

Existem três tipos principais de tratamento para o Retinoblastoma: quimioterapia, cirurgia a laser e radioterapia.

Sintomas do Retinoblastoma

  • Os sintomas do retinoblastoma incluem:
  • Vermelhidão em um ou ambos os olhos
  • Cansaço
  • Dificuldade para enxergar à noite
  • Dor dolorosa ao redor de um ou ambos os olhos
  • Dificuldade em enxergar de um ou de ambos

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This