Câncer de cabeça e pescoço: o que é, quais os fatores de riscos e como tratar?
Índice do Conteúdo
A cada ano surgem 14,1 milhões de novos casos. E a região que concentra o maior número de casos de câncer é Ásia, seguida da Europa e América.
Dentre os diversos tipos de cânceres há aqueles que encontrem na cabeça e no pescoço. Os cânceres que se localizam nessa região representam cerca de 3% de todos os tipos de câncer. Confira, a seguir, mais algumas informações sobre o câncer de cabeça e pescoço.
O que é câncer de cabeça e pescoço
Câncer de cabeça e pescoço é um termo coletivo para descrever os tumores malignos que surgem no trato aero digestivo superior. Estima-se que esse tipo de câncer é um dos mais prevalentes no mundo e seu prognóstico é ruim quando não é detectado no estágio inicial, segundo a OMS. Os cânceres dessa área são:
- câncer de pele;
- câncer da cavidade oral;
- câncer de nasofaringe;
- câncer de orofaringe;
- câncer de hipofaringe;
- câncer de laringe;
- câncer de nariz e seios paranasais;
- câncer em glândulas salivares; e
- câncer em meato auditivo externo e ouvido médio.
Esse tipo de câncer é mais comum entre pessoas do sexo masculino do que o sexo feminino. A sua incidência aumenta de acordo com a idade, especialmente após os 50 anos de idade.
Quais são os fatores de riscos
Segundo o Cancer Research UK, em notícia publicada no portal da BBC, o principal fator de risco é o tabagismo. E junto com a dieta e obesidade, o álcool e o sedentarismo representam cerca de um terço de todos os fatores de cânceres no mundo. Pelo menos 75% dos canceres de cabeça e pescoço são causados pelo uso de tabaco e álcool.
Outros fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço incluem: vírus Epstein-Barr, carnes curadas e alimentos salgados, higiene bucal deficiente, exposição à luz UV, exposição à radiação e exposições ocupacionais (níquel, pó de madeira, formaldeído).
Como tratar o câncer de cabeça e pescoço
Para poder realizar o tratamento, o médico (oncologista, radioterapeuta, hematologista, cirurgião) precisa fazer o diagnóstico para definir a localização exata do tumor e o estágio do câncer. Além disso, o tipo de tratamento também depende da idade e da saúde geral do paciente.
Os testes mais comuns são: biopsia do tumor, exame de sangue, radiografia, hemograma completo, tomografia computadorizada e ressonância magnética. E entre os principais tipos de tratamentos estão: quimioterapia, radioterapia, princípios cirúrgicos, imunoterapia e terapia hormonal.
O câncer é uma doença que tem tirado muitas vidas, por isso cuide bem de sua saúde. Portanto, qualquer alteração no seu corpo procure uma orientação médica. Entre na plataforma Convênio Social e encontre uma clínica perto de você.