Como aparecer no Google nas pesquisas sobre saúde?
Esta deveria ser uma pergunta constante para médicos, dentistas , nutricionistas, psicólogos e demais profissionais liberais da área da saúde , ou para proprietários de empresas que oferecem este tipo de serviço.
Mas , não é. Muitos ainda tem a ilusão de que divulgação de serviços em saúde funciona melhor em redes sociais, afinal, é ali que as pessoas passam mais tempo quando estão na internet.
Só que a grande questão não é quanto tempo a pessoa passa em determinada plataforma. A questão é QUAL O MOMENTO desta pessoa.
E a lógica é SIMPLES: Quando você acessar uma rede social, ou uma plataforma de filmes, por exemplo, você esta apenas em busca de DISTRAÇÃO, ou seja, a chance de você ser impactado ao aparecer um post sobre uma colonoscopia , por exemplo, é quase ZERO.
Se você precisa realizar uma colonoscopia , e ninguém toma esta decisão por vontade própria, mas sim por orientação médica, você vai pesquisar no GOOGLE.
Quer uma prova do que estou certo?
Você já viu alguma ação dos grandes players do mercado em redes sociais?
Pois é, eles gastam seus recursos ( E que não são poucos) investindo em divulgação no Google, porque querem PACIENTES, e não curtidas ou likes.
Eles sabem que saúde é uma questão de DEMANDA, e não adianta ficar aparecendo para quem não quer aquele serviço, e deixar de aparecer para quem quer , e na hora em que precisa.
E sabem também que se eles não aparecem nas buscas Google, o concorrente aparece.
Qual a estratégia dos grandes para dominarem os resultados das pesquisas Google?
Faça agora uma pesquisa sobre um exame de sangue ou uma consulta com um pediatra, no Google.
Muito provavelmente, você vai encontrar vários anuncios de grandes empresas, e quase nada sobre outros profissionais ou empresas menores.
Com altos investimentos, eles gastam sem dó em links patrocinados, que são anúncios no Google, em campanhas elaboradas por equipes técnicas internas ou por agência contratadas para esta finalidade.
O objetivo é não deixar mercado para os pequenos, e aproveitar cada possibilidade que puderem , afinal, não são lideres a toa.
Sabem que sem pacientes o negócio quebra, e sabem que os pacientes estão no GOOGLE.
E como concorrer com estas empresas?
O desafio é gigantesco, mas existem algumas alternativas que podem aumentar sua chance de ter visibilidade no Google e ser mais uma opção a milhares de pacientes, mesmo sem ter o poderio financeiro destes grupos.
A primeira recomendação é que você se cadastre no serviço Google Meu Negócio, de forma completa, com todas as informações solicitadas e que esteja atento aos comentários e perguntas que muitos usuários fazem por estes canais.
Este serviço não tem custos, e pode ser uma boa fonte de pacientes para você, mas seu cadastro tem que ser feito da forma correta, pois o Google sempre prioriza a qualidade daquilo que vai mostrar aos seus usuários.
Outra opção é você ter um site, simples , mas que siga regras básicas de navegabilidade, SEO e hospedagem segura, além de ser objetivo sobre aquilo que você faz e onde faz.
Não adianta fazer um site cheio de apelo visual, se o Google não consegue entender que você é um dentista que tem um consultório na Vila Mariana , por exemplo.
Seja objetivo, direto e assertivo. Um site deve ser um instrumento de trabalho, um gerador de contatos, e não uma obra de arte que você e seu design ficam admirando.
E os sites de serviços médicos?
Existem grandes sites onde o profissional pode se cadastrar e ampliar suas chances de aparecer nas pesquisas Google, mas para não ficar frustrado, é necessário alguns esclarecimentos:
- Planos grátis não funcionam.
- Você dá consultas grátis? Então porque algué faria sua divulgação profissional sem receber por isto.
- Diretórios
- Algumas plataformas são verdadeiros diretórios de profissionais ou serviços, ou seja, quando um usuário Google clica em seus links, se deparam com páginas que trazem vários profissionais da mesma especialidade.
- Nestes casos, normalmente as pessoas entram em contato com os 1o das listas, ou acabam fazendo leilão de preço.
- Ou , pior ainda, você é apenas contra-ponto para que outro profissional, que provavelmente paga uma plano melhor que o seu, aparecer como DESTAQUE.
- Priorize plataformas que mostrem VOCÊ em páginas exclusivas, com espaço para você contar quem é, sua especialidade , seu conhecimento.
E ai? Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Coloca ai nos comentários que todos serão respondidos.
Eu sou Marcio Hahne , especialista em divulgação de negócios pela Internet, com foco especial para saúde.