Ácido Aspártico: O Que é e Para que Serve?
É um aminoácido não essencial. Também é conhecido como asparagina. Esse aminoácido é essencial para a formação de proteínas e também é usado na síntese de DNA, RNA e certos neurotransmissores.
A principal causa da deficiência de ácido aspártico são as mutações genéticas na enzima que ajuda a converter o aspartato em alfa-cetoglutarato. Existem muitas outras causas, como desnutrição, insuficiência renal, doença hepática ou certos medicamentos que podem causar essa deficiência.
Não há tratamentos específicos para essa deficiência, mas se for causada por uma condição subjacente, como insuficiência renal, o tratamento dessa condição ajudará com os sintomas e efeitos colaterais da deficiência de ácido aspártico.
O ácido aspártico desempenha um papel importante em muitos processos metabólicos, incluindo:
A síntese de proteínas e o crescimento muscular. Também está envolvido na produção de energia a partir da glicose e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue durante os períodos de jejum.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.