Azoospermia: O Que é, Causas e Tratamentos.

Publicidade

A azoospermia é uma condição médica na qual o sêmen do homem não contém espermatozóides. Esta condição também é conhecida como azoospermia ou azoospérmica.

A azoospermia pode ser causada por uma obstrução no trato reprodutivo, como uma vasectomia ou lesão no testículo. Também pode ser causada por desequilíbrios hormonais, distúrbios genéticos ou certos medicamentos.

Pode ser causada por vários fatores, como lesão, infecção ou tratamento do câncer.

As causas da azoospermia variam de pessoa para pessoa. Existem muitas causas possíveis para essa condição, incluindo lesões nos testículos, infecção ou inflamação do sistema reprodutivo e tratamentos contra o câncer que afetam a produção de esperma.

Os tratamentos incluem:

cirurgia para corrigir uma obstrução no trato reprodutivo, tratamento hormonal com injeções de gonadotrofina e cirurgia para remover um ou ambos os testículos (orquiectomia).

Trata-se de uma cirurgia simples que é feita através da uretra (canal da urina), utilizando-se um telescópio muito fino. Não há necessidade de incisão cirúrgica e a recuperação é muito rápida. O objetivo desta cirurgia é a remoção da obstrução, possibilitando assim, a passagem dos espermatozóides.

A medicação inclui:

Clomid (clomifeno) e injeções de gonadotrofina coriônica humana.

Azoospermia- O Que é, Causas e Tratamentos..

Azoospermia- O Que é, Causas e Tratamentos..

Embora tenha chances reduzidas, quem tem azoospermia pode ter filhos. No caso da azoospermia não obstrutiva, pode ser que a condição seja revertida com terapia hormonal ou tratamento de varicocele.

A possibilidade de ter um filho deve ser avaliada em consulta médica com o urologista após exame físico e exames complementares.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This