Câmara Hiperbárica: O Que é e Para que Serve?
O uso mais comum de uma câmara hiperbárica é tratar a doença descompressiva em mergulhadores que emergem muito rapidamente da água. O aumento da pressão atmosférica na câmara força mais oxigênio no sangue, o que ajuda a prevenir sintomas como dores nas articulações e espasmos musculares.
A pressão dentro da câmara é aumentada para o que seria em altitudes mais altas, o que ajuda em casos de mal de altitude. O tratamento também pode ajudar em casos de doença descompressiva, gangrena gasosa e envenenamento por monóxido de carbono, entre outros.
A câmara é projetada para imitar a pressão atmosférica encontrada a uma profundidade de cerca de dois metros na água.
Nesse ambiente, a pressão do ar é maior do que seria ao nível do mar e as moléculas de oxigênio são usadas de forma mais eficiente pelas células do corpo.
A pessoa dentro da câmara hiperbárica respira oxigênio puro enquanto está sob pressão, o que ajuda seu corpo a se curar rapidamente.
Alguns sintomas comuns incluem:
Dor de cabeça;
Tontura;
Falta de ar.
As câmaras hiperbáricas podem ser usadas para tratar uma ampla gama de condições médicas, incluindo envenenamento por monóxido de carbono, doença descompressiva e feridas crônicas que não cicatrizam sozinhas.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.