Cintilografia óssea: O Que é e Para que Serve?
A cintilografia óssea é frequentemente usada para diagnosticar câncer, mas o teste também pode mostrar sinais de artrite, doença de Paget, osteoporose e outras condições relacionadas aos ossos.
A razão mais comum para realizar este procedimento é examinar os ossos em busca de câncer ou outras malignidades. Este teste pode mostrar se existem áreas de preocupação nos ossos ou se houve alguma alteração nos tecidos desde o último exame.
Os tipos mais comuns de cintilografia são:
Cintilografias ósseas e mielogramas, que utilizam diferentes tipos de materiais radioativos (tecnécio-99m ou iodo-123). Esses materiais são injetados em uma veia antes de um exame.
A cintilografia óssea também pode ser usada para determinar se um tumor se espalhou de seu local original para outras partes do corpo.
A cintilografia óssea pode ser feita antes ou após a cirurgia, antes da radioterapia ou antes da quimioterapia para determinar a extensão da doença e para onde ela se espalhou. A cintilografia óssea também pode ser feita após uma biópsia para verificar se o câncer do paciente respondeu positivamente ao tratamento.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.