Cintilografia óssea: O Que é e Para que Serve?

Publicidade

A cintilografia óssea é uma técnica de imagem médica que usa pequenas quantidades de material radioativo para diagnosticar e tratar certas condições. É usado para examinar os ossos e outras partes do corpo, como tecidos moles, articulações ou vasos sanguíneos. A cintilografia pode ser usada para encontrar problemas nos ossos ou pode ser usada para encontrar problemas em órgãos ou tecidos próximos.

A cintilografia óssea é frequentemente usada para diagnosticar câncer, mas o teste também pode mostrar sinais de artrite, doença de Paget, osteoporose e outras condições relacionadas aos ossos.

A razão mais comum para realizar este procedimento é examinar os ossos em busca de câncer ou outras malignidades. Este teste pode mostrar se existem áreas de preocupação nos ossos ou se houve alguma alteração nos tecidos desde o último exame.

Os tipos mais comuns de cintilografia são:

Cintilografias ósseas e mielogramas, que utilizam diferentes tipos de materiais radioativos (tecnécio-99m ou iodo-123). Esses materiais são injetados em uma veia antes de um exame.

A cintilografia óssea também pode ser usada para determinar se um tumor se espalhou de seu local original para outras partes do corpo.

A cintilografia óssea pode ser feita antes ou após a cirurgia, antes da radioterapia ou antes da quimioterapia para determinar a extensão da doença e para onde ela se espalhou. A cintilografia óssea também pode ser feita após uma biópsia para verificar se o câncer do paciente respondeu positivamente ao tratamento.

Cintilografia óssea- O Que é e Para que Serve?

Cintilografia óssea- O Que é e Para que Serve?

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This