Conjuntivite: Causas, Transmissão e Tratamento
Índice do Conteúdo
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que são tecidos que cobrem ambas as pálpebras e revestem o interior da cavidade ocular de uma pessoa. Pode ser causada por um vírus, bactéria ou reação alérgica. Também pode ser causado por irritantes ambientais, como fumaça, vento e poeira.
É mais comumente transmitida através do contato com gotículas do nariz ou da boca de uma pessoa infectada. A conjuntivite pode ser transmitida ao tocar objetos com mãos infectadas ou membranas mucosas (como as da boca). É possível contrair conjuntivite ao tocar em superfícies contaminadas, como maçanetas, toalhas e assentos sanitários.
Sintomas de conjuntivite:
Os sintomas geralmente são vermelhidão, coceira e queimação em um ou ambos os olhos;
secreção aquosa de um ou ambos os olhos;
pálpebras inchadas;
acúmulo de crostas ao redor de um ou ambos os olhos;
sensibilidade à luz;
visão embaçada;
O tratamento inclui antibióticos ou antivirais para matar os germes em seu corpo e ajudar a aliviar os sintomas. Você também deve evitar tocar seus olhos, pois isso fará com que a infecção se espalhe para outras pessoas e piore para elas também!
Tipos de Conjuntivite:
Viral;
Bacteriana;
Alérgica.
A causa mais comum é a infecção viral. A conjuntivite viral pode ser transmitida através do contato com pessoas infectadas ou tocando uma superfície infectada. Se você suspeitar que tem essa condição, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento o mais rápido possível.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.