Embolia Pulmonar: O Que é, Causas, Tratamento
A causa mais comum é a trombose venosa profunda, que ocorre quando um coágulo de sangue se forma na perna e viaja pela corrente sanguínea até os pulmões. Outras causas incluem trauma, cirurgia, câncer, ataque cardíaco ou gravidez.
Geralmente é diagnosticada com um exame de imagem, como uma radiografia ou tomografia computadorizada do tórax. O tratamento depende de sua gravidade e pode incluir terapia de anticoagulação (diluentes do sangue), oxigenoterapia e suporte respiratório.
O sintoma mais comum da embolia pulmonar é a falta de ar, mas também pode causar dor no peito, ritmo cardíaco acelerado, tosse com sangue e desmaios, muitas vezes difíceis de identificar porque são semelhantes aos de outras doenças pulmonares. Pode ser fatal e requer atenção médica imediata. É importante identificar a condição precocemente e fazer o tratamento adequado para evitar complicações mais graves.
O tratamento da Embolia Pulmonar inclui:
terapia de anticoagulação com heparina ou varfarina, que ajuda a dissolver coágulos e evitar a formação de novos. O tratamento também inclui oxigenoterapia e medicamentos para alívio da dor e ansiedade.
Podendo ocorrer o falecimento do paciente, isso pode ser devido a complicações, como insuficiência respiratória ou ataque cardíaco.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento para a Embolia Pulmonar, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.