Exame Bera: O Que é e Para Que Serve?
Se não verificadas, as complicações auditivas podem passar despercebidas e comprometer o desenvolvimento saudável da criança, com consequências psicomotoras, emocionais e sociais.
Este teste avalia o nervo auditivo, a cóclea e o tronco encefálico inferior e superior, permitindo identificar mais ou menos possíveis perdas auditivas. Este é um procedimento completo e essencial para garantir que a deficiência auditiva não prejudique o desenvolvimento normal do bebê. O procedimento também pode ser usado para avaliar o desempenho auditivo de recém-nascidos prematuros, crianças com autismo ou alterações genéticas, como síndrome de Down, e crianças com distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
O exame BERA, também conhecido como potenciais evocados auditivos de tronco encefálico
É um procedimento destinado a avaliar a atividade elétrica que ocorre em todo o sistema auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral.
O Exame é realizado depois que seu bebê dormir, o médico colocará eletrodos e fones de ouvido na testa e atrás das orelhas. O aparelho utilizado para o exame emite som, que percorre o nervo auditivo até chegar ao cérebro, produzindo potenciais evocados auditivos que são captados pelo aparelho. Os estímulos responsivos são então convertidos em dados utilizáveis em um computador para posterior análise médica
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.