Fator Reumatóide: O Que é e Como Entender?
O fator reumatóide pode ser detectado fazendo um exame de sangue. É uma forma comum de identificar as doenças reumáticas.
O teste é feito para pessoas com dor nas articulações ou outros sintomas de artrite inflamatória, como inchaço nas mãos, pés e/ou joelhos.
Se o paciente tem artrite reumatóide, o médico pode recomendar que você faça um exame de sangue para medir os níveis de fator reumatóide no sangue. Quanto maior o nível de fator reumatóide no sangue, maior a probabilidade de você ter esta doença e não outro tipo de artrite.
Existem dois tipos de testes: um teste indireto e um teste direto. O teste indireto verifica a presença de anticorpos para o RF, enquanto o teste direto verifica o próprio RF.
O teste indireto é mais comum porque é mais fácil e barato de fazer, mas não é tão preciso quanto o direto.
O uso mais comum deste teste é ajudar a diagnosticar artrite reumatóide, mas também pode ser usado para ajudar a diagnosticar outras doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico (LES), lúpus, esclerodermia, doença mista do tecido conjuntivo, polimiosite/dermatomiosite ou vasculite.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.