FSH: O Que é e Para que Serve?
Este hormônio é usado para controlar a ovulação em mulheres com períodos irregulares ou que desejam engravidar. Também pode ser usado para diagnosticar certos problemas com os ovários, útero e vagina.
Existem muitas causas de deficiência de FSH, tais como: insuficiência ovariana ou insuficiência da glândula pituitária. Existem também tratamentos para essa deficiência, como: inseminação artificial, medicamentos para fertilidade e cirurgia.
Os níveis mudam durante o ciclo menstrual da mulher e são mais altos antes da ovulação. Um nível de FSH de 10 mUI/mL ou mais pode indicar um problema relacionado ao ovo, como insuficiência ovariana, problemas com ovulação ou síndrome do ovário policístico (SOP).
Existem muitas causas de níveis baixos ou altos de FSH, incluindo:
Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
Hipotireoidismo;
Tumor hipofisário/adenoma.
Altos níveis de FSH também são observados nos casos em que existem múltiplos cistos nos ovários, endometriose ou miomas uterinos.
O tratamento para níveis elevados desse hormônio inclui perda de peso e terapia hormonal com pílulas anticoncepcionais ou outros medicamentos que suprimem a função ovariana.
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.