Gasometria Venosa: O Que é e Para Que Serve?

Publicidade

A gasometria venosa é uma técnica usada para medir a quantidade de oxigênio no sangue. Geralmente é feito extraindo sangue de uma artéria e medindo a quantidade de oxigênio nela. É normalmente usado para monitorar pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outras condições respiratórias.

A gasometria venosa pode ser usada para medir os níveis de CO2 em pessoas com DPOC ou outras condições respiratórias. Envolve medir os níveis de CO2 exalados dos pulmões e, em seguida, medir quanto oxigênio foi absorvido pelos pulmões após ser inalado, o que fornece uma indicação de quão bem seus pulmões estão funcionando.

Ele pode ser usado para descobrir se alguém tem uma doença cardíaca ou pulmonar, ou se está sofrendo de doença de altitude.

Também pode ser usado para descobrir se alguém tem uma lesão na cabeça ou acidente vascular cerebral, o que pode afetar sua capacidade de respirar adequadamente.

Também pode ser usado como parte de uma investigação sobre o quão bem alguém está respirando enquanto dorme, o que pode ajudar a diagnosticar a apneia do sono e outras condições que afetam a respiração durante o sono.

A Gasometria Venosa pode ser diagnosticada com uma radiografia ou tomografia computadorizada.

Gasometria Venosa- O Que é e Para Que Serve?

Gasometria Venosa- O Que é e Para Que Serve?

Uma gasometria venosa geralmente é feita como parte de uma avaliação para pessoas que tiveram dor no peito ou falta de ar. O teste também pode ser usado para estimar o volume de sangue em uma parte do corpo, como um membro ou abdômen. Também pode ser usado para medir o funcionamento do fígado e dos rins.

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This