Gastrologista: O Que faz e Quando Consultar?
Uma pessoa deve consultar um gastrologista quando tiver sintomas como vômito de sangue ou fezes pretas; constipação crônica; perda de peso inexplicável; mudanças repentinas no apetite; dificuldade em engolir; dor abdominal com náusea e/ou vômito que dura mais de duas semanas
A primeira coisa a fazer é consultar o seu médico. Eles poderão avaliar seus sintomas e recomendar o melhor curso de tratamento para você. Ele ou ela também pode ser um especialista em doenças relacionadas à nutrição, como síndrome do intestino irritável e doença celíaca.
Um gastrologista pode ser consultado para uma variedade de problemas de saúde relacionados ao aparelho digestivo. Alguns destes são:
Refluxo gastroesofágico: causa azia, o paciente sente queimação na região do peito, que pode chegar até a garganta;
Intolerância à lactose: a pessoa sente dor abdominal após ingerir leite; pode haver enjoos e aumento abdominal;
Gastrite e úlcera gástrica: provoca aquela conhecida queimação no estômago;
Pedra na vesícula: o paciente apresenta ânsia de vômito logo após as refeições, tem diarreia frequente e, quando a vesícula está inflamada, a cólica é grande; deve ser tratada rapidamente para que não leve à pancreatite;
Síndrome do intestino irritável: ocorre sensação de estufamento do abdômen, presença de gases e diarreia;
Câncer dos órgãos associados à digestão: geralmente essa doença evolui de forma silenciosa, ou seja, não existem sintomas ou eles são mínimos; é tratados pelo oncologista, mas podem ser descoberto pelo gastro.