O Que é Endometrioma?
As causas do endometrioma ainda não são bem compreendidas. No entanto, especialistas surgiram com algumas ideias que podem ter contribuído para isso. Estes incluem distúrbios genéticos ou problemas do sistema imunológico. A endometriose (uma condição em que tecido semelhante ao encontrado no revestimento do útero cresce fora dele) é uma das principais causas já conhecidas do desenvolvimento de um endometrioma.
Os endometriomas são geralmente tratados com medicação ou cirurgia. A medicação pode ser tomada por via oral ou administrada através de um supositório vaginal para ajudar a diminuir e controlar o crescimento das lesões. A cirurgia é feita quando há uma obstrução no trato urinário devido a um endometrioma ou se houver complicações com outros órgãos, como a função da bexiga e do intestino.
Os endometriomas podem ser muito dolorosos e podem causar outros sintomas, como:
Períodos menstruais dolorosos;
Dor durante a relação sexual;
Períodos intensos ou sangramento entre os períodos;
Uma sensação de que seus órgãos pélvicos estão caindo ou empurrando sua bexiga ou reto;
A sensação de que você está constantemente constipado;
Constipação e/ou diarreia;
Náuseas, vômitos e/ou indigestão;
Inchaço e/ou gases;
Frequência e urgência urinária.

O Que é Endometrioma?
Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.