Pediatra em São Gonçalo – Todos Bem

Publicidade

Todos Bem – Clínica Popular

Vantagens e desvantagens de um plano de saúde

A realidade dos planos de saúde já é bem diferente da realidade do SUS. Apesar de existirem planos de saúde com menor qualidade e outros com maior estrutura e qualidade, a ANS (Agência Nacional de Saúde) regulamenta e fiscaliza as operadoras para que todas sigam as regras e atendam bem aos usuários dos planos.

Vantagens

Entre as principais vantagens de se ter um plano de saúde temos:

  • Facilidade para marcar consultas e exames: o plano de saúde possui uma rede de médicos e clínicas credenciadas para atender os usuários dos planos. Em geral, o procedimento de agendamento é bem simples. Basta ligar para uma das clínicas ou médicos conveniados e agendar o atendimento. No caso de exames, normalmente, basta comparecer a clínica com o pedido médico. Alguns exames precisam de autorização.
  • Tranquilidade e segurança : caso você precise de um atendimento urgente você sabe que pode procurar um hospital e será atendido. O mesmo vale para qualquer procedimento que o plano cubra.
  • Acompanhamento e prevenção: você pode ter um acompanhamento médico de qualidade e fazer os seus check-ups com regularidade e segurança;
  • Mais qualidade e infraestrutura: os planos possuem um atendimento, em geral, de mais qualidade e uma rede de atendimento eficiente e com boa infraestrutura;
  • Você não depende do SUS: com um plano de saúde você não precisa ficar na dependência de ser ou não atendido pela rede pública.

Desvantagens

  • Valores mensais altos: os altos valores dos planos de saúde são a principal desvantagem, Muitas vezes, é exatamente esse o fator que impede que as pessoas consigam ter acesso aos planos, principalmente, quando o plano é familiar e há muitos dependentes para incluir.
  • Prazos curtos e multas para casos de inadimplência: caso você tenha algum problema e fique inadimplente as operadoras dão um prazo curto para a resolução. Em geral, você tem até um mês para solucionar a questão. Além disso, as taxas e multas cobradas também são altas.

Opções para cuidar da saúde gastando pouco

Cerca de 70% da população brasileira não possui plano de saúde e a questão financeira é um dos principais motivos. Sendo assim, quem quer cuidar da saúde de maneira particular, mas gastando pouco precisa de novas opções.

Felizmente, existem os pacotes de saúde. Com eles você pode fazer um número pré-determinado de consultas e de exames por um valor fixo mensal. Os valores são bem mais baixos que os do plano de saúde e ainda é possível incluir dependentes.

Quer conhecer opções de pacotes de saúde para começar a cuidar já de você e da sua família? A todosBem possui três excelentes opções que podem atender as mais diversas necessidades!

Conheça-nos:

São Gonçalo | RJ
Rua Doutor Francisco Portela, 2788
CEP: 24440-396 – Centro
Próximo à praça Zé Garoto
São Gonçalo/RJ



(21) 2607.0472


Publicidade

Fique Sabendo!


Cancro da Pele (não melanoma) – Prevenção?

Provavelmente já ouviu dizer que o método mais eficaz de prevenir o melanoma é evitar o sol. Com efeito, a exposição excessiva ao sol não só provoca o envelhecimento da pele, como pode contribuir para o desenvolvimento cancros da pele, nomeadamente do melanoma. 

A reforçar esta associação temos o aumento da incidência de melanoma maligno em pessoas com antecedentes de queimaduras solares na infância. 

No entanto, a exposição à luz solar com moderação é benéfica. 

Além do efeito psicológico, a exposição solar é essencial para a sintetização da vitamina D na pele. A vitamina D promove a saúde das articulações e ossos, mas também tem sido associada com a prevenção de certos tipos de cancro e doenças auto-imunes. 

Uma pessoa saudável necessita de 5 a 15 minutos de exposição solar na maioria dos dias, nas mãos, braços e rosto, para produzir uma quantidade suficiente de vitamina D. 

Durante o Inverno, necessita de 2 a 3 horas semanais. Os tempos de exposição necessários aumentam para peles mais escuras. Nem a utilização de protetor solar, nem a utilização de vestuário protetor no verão (chapéu, óculos escuros ou camisola de manga comprida) causam deficiência de vitamina D. Em caso de deficiência de vitamina D os suplementos podem ajudar. 

Nunca deve efetuar solário com o objetivo de sintetizar vitamina D. Os solários são fontes artificiais de radiação ultravioleta. A sua utilização está associado ao aumento de risco de melanoma, em particular em pessoas que iniciaram essa prática com idade inferior a 35 anos.

 

Proteja a pele usando os seguintes métodos: 

– Permaneça à sombra: a melhor forma de evitar os raios UV quando estiver ao ar livre;

– Vista roupas que protejam a sua pele: roupa de manga comprida, calças e chapéus com abas fazem toda a diferença. Pode encontrar roupas e artigos de desporto confeccionados com materiais desenhados para limitar a exposição à radiação UV;

– Use protetor solar: com factor protetor (SPF) de 30 ou mais. Siga as instruções do rótulo do protetor solar. Reforce a aplicação do protetor se transpirar ou depois de cada banho. Utilize protetor em dias de sol, nublados ou cinzentos, uma vez que os raios UV estão sempre presentes. Lembre-se que a luz solar reflete na água, por isso tenha cuidados adicionais quando estiver na praia. Não utilize o protetor para aumentar o tempo que permanece ao sol. Os raios UV conseguem atingir a pele mesmo quando usamos protetor solar;

– Use um protetor labial ou um creme com protetor solar de amplo espetro para proteger os lábios.

No entanto, a utilização de protetores de mais alto SPF pode ser enganosa. Os filtros solares com SPF mais elevados podem impedir que a pele fique vermelha, mas não evitam que parte dos raios ultravioletas atinjam a pele provocando lesões cumulativas. Não existe um protetor que seja “ecrã total”. Deve-se evitar uma falsa sensação de segurança pela utilização do protetor solar. A utilização de protetores solares de SPF elevado não justifica a diminuição da quantidade aplicada, a diminuição da frequência das aplicações, nem deve excluir a aplicação dos restantes métodos de prevenção solar anteriormente descritos.  

– Utilize óculos de sol: com 99% ou 100% de protecção UV. Este tipo de óculos são os que oferecem maior proteção para os olhos;

– Não utilize solários nem lâmpadas UV: este tipo de equipamentos expõem a pele a radiação UV e não são mais seguros que a exposição solar. Adicionalmente, “obter um bronzeado base” no solário não evita as queimaduras solares nem baixa a exposição aos raios UV. Se quiser ter um aspeto bronzeado, utilize produtos como os auto bronzeadores ou sprays de bronzeamento.

 

Auto-exame e exame dos seus familiares

A importância do auto-exame está cientificamente demonstrada. 

É recomendado fazer um auto-exame completo mensal.


Qual é o tratamento para pé de atleta??

O tratamento para pé de atleta, também conhecido como frieira, é feito principalmente com pomadas antifúngicas. As mais usadas são as que contêm terbinafina ou naftifina, pois são as mais eficazes para curar o pé de atleta. Os remédios antifúngicos administrados por via oral são indicados quando a micose no pé é mais extensa ou resistente às pomadas.


Verrugas – O que é?

São uma infeção da pele causada pelo Papiloma vírus humano. O vírus penetra na peleatravés de lesões prévias e desenvolve-se formando uma lesão benigna característica na forma de uma protuberância áspera na sua superfície. 

São uma infeção viral comum que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).