Consultas e Exames Popular em Chapada

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Varizes – Sintomas?

Os sintomas principais são a dor (de diversas características) cansaço, peso, cãibras, “formigueiros” e “comichão” nos membros inferiores acompanhados ou não de “inchaço”, especialmente nos tornozelos e pés, agravado no fim do dia e com a exposição prolongada ao calor.

São sinais de gravidade o aparecimento de alterações de coloração e consistência da pele no terço inferior das pernas, que se vai tornando acastanhada, descamativa e endurecida, correspondendo o seu aparecimento ao prenúncio do possível aparecimento de uma úlcera varicosa. Esta situação clínica é muito incapacitante, interferindo significativamente com a vida dos seus portadores nos domínios social, profissional e psíquico por quebra da imagem corporal e consequentemente diminuição da autoestima.


Bursite – Sintomas?

Como a bolsa do olecrânio é a maior do cotovelo, a sua lesão associa-se a uma importante compromisso da função desta articulação.

Quando a bursite é causada por um traumatismo, o cotovelo incha rapidamente. Quando esse processo é mais lento corresponde a uma lesão repetida, na qual ocorre pressão pelo uso do cotovelo como apoio para o peso do corpo.

O cotovelo pode ficar doloroso, sensível ao toque ou incapaz de se movimentar normalmente.

Caso a pele esteja vermelha e quente, pode ser sinal de uma infeção. Se essa infeção não for tratada, ela pode disseminar-se pela corrente sanguínea para outros locais do corpo. Pode também ocorrer a drenagem espontânea de pus a partir de uma bolsa infetada.

A dor e o inchaço prolongados limitam o movimento, causando debilidade motora e atrofia muscular. Os acessos de bursite crónica podem durar de alguns dias a várias semanas e, com frequência, ocorrem recaídas.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é o inchaço mas, como a pele nesta área do cotovelo é muito laxa, uma pequena acumulação de líquido e de inchaço pode não ser notada imediatamente.


Cancro do Rim – Prevenção?

Não existem estratégias de prevenção ou rastreio para o cancro do rim.

Deverá manter hábitos saudáveis e estar atento a eventuais sintomas.

As pessoas com familiares diagnosticados com a doença de Von Hippel Landau, devem fazer um exame para determinar a eventual mutação do gene VHL.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Clínica Popular em Chapada

Clínica Popular em Chapada
Publicidade