Consultas e Exames Popular em Rural

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Uréter – O que é?

Trata-se do canal excretor do rim com uma extensão entre os 25 e os 30 centímetros que parte do bacinete e se prolonga até à bexiga.

As paredes deste canal são constituídas por uma camada fina de músculos que, ao contraírem-se, fazem com que a urina seja conduzida até à bexiga.


Esclerose lateral amiotrófica – Sintomas?

Os principais sintomas são falta de força, atrofia muscular, espasmos involuntários nos músculos, cãibras, fadiga, músculos presos por aumento do seu tónus (espasticidade) e acréscimo da quantidade de saliva.

Existem diferentes formas de apresentação desta doença. A forma medular, a mais frequente, envolve os músculos dos braços ou das pernas, causando dificuldades na marcha. Se envolver fraqueza dos músculos das mãos, pode ser difícil, por exemplo, abotoar um casaco. Ocorrem ainda perturbações na articulação das palavras, em mastigar e em engolir, além de falta de ar e tosse, entre outras. Geralmente há um envolvimento progressivo da musculatura corporal de forma difusa, sendo o seu ritmo muito variável.

Quando a fraqueza muscular envolve os músculos do pescoço ou do dorso, estamos perante a forma axial da doença. Quando ocorrem queixas associadas a diversos pontos do corpo, fala-se em forma difusa.

Esta enfermidade pode associar-se a uma forma de demência, existindo, neste caso, maior probabilidade de haver uma base genética, com diversos membros da família afetados.


Doenças da Coifa dos Rotadores – O que é?

A coifa dos rotadores é um conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro, de extrema importância para o seu movimento.

Se o ombro dói, é possível que se trate de uma lesão ao nível dessa zona e que pode ter origem num traumatismo ou no envelhecimento da articulação.

Uma lesão da coifa dos rotadores justifica, de facto, o aparecimento de dor no ombro.

Trata-se, como regra, de um quadro de tendinopatia, ou seja, um problema dos tendões.

As causas de lesão são diversas. Pode tratar-se de uma tendinopatia simples, na qual alguns movimentos repetitivos podem estar na origem de uma inflamação dos tendões (tendinite). Pode ocorrer uma tendinopatia calcificante, com formação de depósitos de cálcio ao nível dos tendões, provocando dor, diminuição da força e da mobilidade. Finalmente, pode ocorrer uma rotura da coifa, relacionada com o próprio envelhecimento ou, por vezes, traumatismos que podem causar roturas parciais ou totais da coifa, que se traduzem num ombro doloroso, com perda de força e com limitação dos movimentos.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Clínica Popular em Rural

Clínica Popular em Rural
Publicidade