Hospital Central – Santa Casa de São Paulo

Publicidade

Hospital Central – Santa Casa de São Paulo

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.

Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560. Sua trajetória é vasta e está, desde o início, atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado, em 1884, o Hospital Central no bairro de Santa Cecília. Há 130 anos, a estrutura na região central é a sede da entidade.

Momentos importantes da história da cidade passaram pela Santa Casa. A Irmandade recebeu os soldados da Revolução Constitucionalista, participando ativamente da “Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo” e acolhendo a população carente com atendimento em todas as especialidades médicas existentes na época. Desde o início, dedicação à saúde em primeiro lugar.

Fazem parte da instituição, como próprios ou administrados como Organização Social de Saúde, 6 unidades hospitalares, três prontos-socorros municipais e toda a Microrregião Jaçanã/Tremembé composta por 12 unidades básicas de saúde. A Santa Casa é considerada hoje, o maior hospital filantrópico da América Latina e atende cerca de 8 mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.

A Santa Casa de São Paulo é classificada como Hospital de Ensino, reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas técnico/científicas. No Hospital Central funciona o primeiro Centro Brasileiro especializado no Tratamento de Esclerose Múltipla (CATEM), além do maior cadastro de doadores de medula óssea do Brasil, contribuindo diretamente com todas as pessoas que buscam compatibilidade no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Além disso, o Hemocentro da Santa Casa é responsável pelo abastecimento de nove hospitais da cidade.

O Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos conquistou por três anos consecutivos o recorde mundial no número de doadores de órgãos. Em 2010 foram 186 doadores efetivos, possibilitando a realização de 487 transplantes de órgãos (rins, coração, pulmões, fígado e pâncreas) no Estado de São Paulo. A Santa Casa atingiu 58 doadores por milhão de população por ano, ultrapassando a Espanha, que captou 35 doadores na mesma proporção em 2010.

Resultado de um corpo clínico capacitado e equipamentos de ponta para o atendimento médico-hospitalar, como máquinas de diagnóstico por imagem, a Irmandade é referência em atendimentos de emergência, Ortopedia, Pediatria e serviços de alta complexidade como Neurocirurgias e Transplantes.

Além disso, a Santa Casa de São Paulo é uma das primeiras instituições de saúde a trabalhar com redução e reciclagem de materiais hospitalares. No mês de outubro recebeu o selo “Empresa Cidadã”, da Câmara Municipal, pelo incentivo em difundir a responsabilidade socioambiental, na qualidade das ações e programas apresentados no Balanço Social.

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Tonturas – Sintomas?

As suas manifestações mais comuns são a falsa sensação de movimento ou de rotação (vertigem), perceção de desmaio, perda de equilíbrio ou instabilidade, cabeça pesada ou um estado de flutuação.

Estes sintomas podem ser causados por múltiplas condições médicas que interferem com os sinais provenientes do cérebro. As tonturas aumentam o risco de quedas e acidentes que podem ser fatais. Por outro lado, se a doença de base não for devidamente tratada e diagnosticada, podem correr outras complicações a longo prazo.


Doença venosa crónica – O que é?

A doença venosa crónica, ou insuficiência venosa crónica, corresponde a uma anomalia do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência das válvulas que existem nas veias, associada ou não à obstrução do fluxo venoso.

O sistema venoso encontra-se dividido em superficial, perfurante e profundo, podendo esta doença afetar qualquer um desses compartimentos. O funcionamento venoso depende da boa função das válvulas e dos músculos propulsores, que garantem o fluxo venoso no sentido contrário à gravidade.

A incompetência valvular das veias superficiais pode resultar no enfraquecimento das paredes vasculares ou ser secundária a tromboflebites, enquanto a incompetência venosa profunda surge, frequentemente, na sequência de uma obstrução.

A frequência desta doença aumenta com a idade. Na Europa, dos adultos com idades entre 30 e 70 anos, 5% a 15% apresentam esta enfermidade, sendo que 1% apresenta já úlcera varicosa. Nos Estados Unidos, cerca de sete milhões de pessoas têm esta patologia, que é a causa de 70% a 90% de todas as úlceras dos membros inferiores. Trata-se de um problema muito comum, capaz de reduzir a qualidade de vida e com repercussões a nível socioeconómico, tendo em conta que as suas complicações podem ser responsáveis por dor crónica e incapacitante e, consequentemente, pela perda de dias de trabalho e antecipação da reforma.


Epilepsia – Doenças e Tratamentos?

A epilepsia é provocada por uma mutação transitória no mecanismo cerebral, durante a qual os neurónios apresentam, em alguns momentos, uma performance considerada anormal.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).