Hospital Santa Marcelina Itaquera

Publicidade

Hospital Santa Marcelina – Itaquera

Na data da inauguração, o Hospital Santa Marcelina contava com 150 leitos, um pequeno laboratório de análises clínicas, uma sala de parto, duas salas de cirurgias e duas salas de emergência. Como recursos humanos, contava com sete médicos, 30 funcionários e 20 irmãs, sendo que elas executavam a maior parte dos serviços, além de cuidar dos doentes.

Enquanto se construía Hospital

A Congregação preparou as Irmãs que nele atuariam, profissionalizando-as na administração, enfermagem, serviços técnicos, etc.

Hoje, a Instituição é referência de atendimento para casos de média e alta complexidade.

Tem mais de 700 leitos para atendimento ao Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, sendo mais de 90 leitos voltados à terapia intensiva em estrutura comparável aos melhores centros médicos do país.

Ainda oferece transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer.

É também importante centro de ensino e pesquisa mantendo 42 programas de Residência Médica e de especialização.

A maternidade conta com acomodações em suítes especiais com hotelaria completa, apartamentos e enfermaria.

O setor obstétrico dispõe de um moderno centro cirúrgico e centro obstétrico, além dos recursos de diagnóstico:

ultra-som, tomografia, cintilografia, ressonância magnética, entre outros

São mais de 4.000 colaboradores e cerca de 1 mil médicos cadastrados no Corpo Clínico.

Por ano, são realizados mais de: 150 mil atendimentos no pronto socorro, 25 mil internações, 14 mil cirurgias, 2 mil partos, 3 milhões de exames e 400 mil atendimentos ambulatoriais.

Além de transplantes de medula óssea e rim nas 17 salas distribuídas em nosso Centro Cirúrgico.

Outras estruturas da instituição:

  • Cafeterias e restaurantes
  • Estacionamentos
  • Mini Shopping
  • Capela
  • Brinquedoteca localizada na área de internação da pediatria, com o objetivo de oferecer um ambiente alegre e saudável para as crianças internadas, cujas enfermidades não apresentem risco de contágio

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


O que é toxoplasmose ocular? Tem cura??

A toxoplasmose é o nome dado a uma doença infecciosa que é provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser transmitida através da ingestão de cistos do parasita (verduras e carne mal cozida) ou durante a gestação (intra-útero). A toxoplasmose pode afetar vários órgãos, inclusive os olhos (toxoplasmose ocular).


Tendinopatia do Tendão de Aquiles – O que é?

O tendão de Aquiles é o mais forte do corpo humano, conseguindo suportar até 12,5 vezes o peso corporal. Localiza-se na região traseira do tornozelo e liga os músculos gémeos da perna ao osso do calcanhar.

Quando os músculos gémeos se contraem fazem com que o tendão de Aquiles puxe o pé para baixo. Portanto, o músculo e o tendão “trabalham” sempre que se dá um passo para propulsionar o corpo para cima e para frente. 

Este tendão é composto sobretudo por fibras de colágeno, tendo uma área mais vulnerável localizada entre 2 a 6 cm no calcanhar, concentrando o stress nesta área, e sendo este o local mais frequente de rotura.

Na região onde insere no calcanhar, este tendão é protegido por uma bursa (almofada) entre o osso e o calcâneo e também está coberto por uma estrutura que nutre o tendão (paratendão).

A lesão do tendão de Aquiles ocorre mais nos homens, sobretudo na faixa etária entre os 30-50 anos, nos adeptos de exercícios físicos regulares, principalmente relacionados com mudanças bruscas de velocidade, mas também nos desportistas ocasionais e em pessoas sem qualquer atividade desportiva.

Em cerca de 25% o diagnóstico inicial não é obtido e, quando ocorre lesão de um lado, a hipótese de lesão no outro lado é de 20% a 30%.

A tendinopatia de Aquiles pode ocorrer fora da zona de inserção, na região média do tendão, ou na zona de inserção do tendão no calcanhar.


Meu anticoncepcional terminou e a menstruação não veio…?

Não deve estar grávida. Muitas coisas atrasam a menstruação, porém na maioria das vezes não existe um motivo, ela simplesmente não vem. Recomece seu anticoncepcional e esqueça sua menstruação que não veio… Deve procurar o seu médico caso isso comece a ser frequente.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).