Consultas e Exames Popular em Afonso Cunha
Perguntas Frequentes
Paralisia de Bell – Sintomas?
Os sintomas de Paralisia de Bell surgem de forma súbita no lado afetado e incluem:
Fraqueza ou paralisia ligeira ou total da face que se desenvolve ao longo de horas ou dias
Pálpebra ou canto da boca descaído
Dificuldade em fazer algumas expressões faciais, como fechar o olho ou sorrir
Dificuldade em conter a saliva
Alterações na produção da saliva
Perda de paladar
Irritação ocular, como secura ou produção excessiva de lágrima
Dor no maxilar ou por trás da orelha
Dor de cabeça
Sensibilidade ao ruído
A ocorrência destes sintomas é motivo para consultar o médico com urgência. O tratamento para a Paralisia de Bell é mais eficaz quando iniciado precocemente, nomeadamente, até 72 horas após o início dos sintomas.
Ligue imediatamente para um serviço médico de urgência se verificar:
Face assimétrica, caída de um dos lados (boca ou olho)
Dificuldade em falar, discurso arrastado.
A Paralisia de Bell não é causada por Acidente Vascular Cerebral (AVC) mas pode ter manifestações semelhantes que é urgente distinguir.
Hérnia inguinal – Sintomas?
A hérnia inguinal pode ser assintomática. Contudo, é possível ver ou sentir a saliência criada pela hérnia na região da virilha ou no escroto, sobretudo na posição de pé, tossindo ou fazendo um esforço.
Nos bebés, o choro tende a acentuar essa saliência e, pelo contrário, ela reduz-se quando o bebé está mais relaxado. Muitas hérnias não causam qualquer sintoma e são descobertas por mero acaso. Noutros casos, a saliência é visível, sobretudo na posição de pé e quando se tosse ou se realiza outro esforço. A hérnia pode causar uma sensação de queimadura ou de dor, sobretudo quando se realiza um movimento de flexão para a frente, quando se tosse ou quando se levantam pesos. Pode ainda ocorrer uma sensação de peso, de fraqueza ou de pressão na região da virilha.
Ocasionalmente, existe dor e inchaço em torno dos testículos, o que indica a descida do intestino até ao escroto.
As complicações resultam do encarceramento do conteúdo da hérnia que torna impossível a sua reinserção na cavidade abdominal. Reduzindo o fluxo sanguíneo do segmento de intestino afetado e causando dor e lesão dos tecidos. Quando esse fluxo é completamento interrompido, estamos perante uma hérnia estrangulada que, se não for tratada, causa morte dos tecidos, com infeção que se estende a todo o abdómen e que pode ser fatal. A sintomatologia manifesta-se por dor, náuseas, vómitos e paragem dos movimentos intestinais com obstipação. Nesse caso, a pele sobre a hérnia fica vermelha, com sinais inflamatórios marcados. Os sinais de estrangulamento são a presença de náuseas e/ou vómitos, febre, aumento da frequência cardíaca, dor súbita que aumenta muito rapidamente e uma alteração do aspecto da saliência da hérnia, ficando mais vermelha ou mais escura.
O estrangulamento pode acontecer em 1,3 a 3% das hérnias. Uma hérnia estrangulada é uma emergência cirúrgica porque o intestino ou outro órgão pode entrar em fase de necrose, causando uma inflamação potencialmente fatal da cavidade abdominal, designada por peritonite.
Tenho osteoporose, que cuidados devo ter??
Os cuidados que uma pessoa com osteoporose deve ter devem estar relacionados principalmente com a prevenção de quedas para evitar fraturas. Os ossos ficam mais fracos, aumentando risco de fraturas mais facilmente, com uma queda simples, pancadas leves e até mesmo com uma crise de tosse.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular Afonso Cunha – MA
