Consultas e Exames Popular em Três Pontas
Consultorio Odontologico Paulo Marcio Nogueira Goncalves – Tres Pontas – MG
Unidade Saude Familia Dr Paulo Nogueira De Resende – Tres Pontas – MG
- 1
- 2
Perguntas Frequentes
HPV – Vírus do papiloma humano – O que é?
O HPV, ou Vírus do Papiloma Humano, é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são assintomáticas e de regressão espontânea. Esta é uma das infeções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial.
O HPV pode originar lesões benignas, como as verrugas, os condilomas e as lesões benignas da orofaringe, e, em situações relativamente raras, pode evoluir para cancro, com destaque especial para o cancro do colo do útero.
Como o nome faz supor, o HPV é um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papilomas. Existem diferentes tipos de HPV; alguns tipos podem infetar a área anogenital, enquanto outros infetam áreas como os pés ou as mãos, onde podem originar verrugas ou cravos. Os vírus que infetam a área anogenital podem ser transmitidos durante o sexo vaginal, oral ou anal, ou durante o contacto íntimo de pele com pele entre pessoas em que pelo menos um esteja infetado.
Na população sexualmente ativa, 50 a 80% dos indivíduos adquirem infeção por HPV nalguma altura da sua vida, apesar de, na grande maioria dos casos, não haver evolução para doença sintomática.
O cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher em todo o mundo, é a doença mais relevante associada à infeção por HPV, especialmente quando não é detetado precocemente, evoluindo para formas invasivas. Na realidade, aproximadamente 100% dos casos de cancro do colo do útero estão relacionados com infeção por HPV. A evolução para cancro do colo do útero é muito lenta e, geralmente, assintomática.
A infeção persistente por HPV tem um período de latência prolongado (anos ou décadas entre o início da infeção e o desenvolvimento de tumores) passando por diversas fases.
Até à data, existem mais de 200 tipos de HPV identificados dos quais cerca de 40 infetam, preferencialmente, o sistema anogenital: vulva, vagina, colo do útero, pénis e áreas perianais.
Relativamente ao cancro do colo do útero, os dados nacionais existentes apontam para cerca de 1.000 novos casos todos anos, com uma taxa de incidência de 20,95/100.000 mulheres, para todas as idades. A mortalidade total por cancro do colo do útero em Portugal é de 4,5/100.000 mulheres acima dos 15 anos de idade. O HPV também pode estar associado a cancro da vulva, pénis e ânus, entre outros.
Bronquiectasia – Sintomas?
Tosse crónica com expetoração mucopurulenta e viscosa com necessidade de antibióticos frequentes
Hemoptises
Dificuldade respiratória (dispneia), pieira, dor torácica, rinosinusite
Astenia e perda de peso
Colonização por Pseudomonas aeruginosa (PSAE)
DPOC sem história tabágica
Asma de difícil controlo
Rotura tendinosa do ombro – Sintomas?
A rotura do tendão do ombro provoca uma dor súbita e intensa na parte súbita e intensa na parte superior do braço, sendo, por vezes, audível um estalido.
Pode formar-se um hematoma na região superior do braço estendendo-se para o cotovelo.
Ocorre uma perda de força tanto no ombro como no cotovelo e é difícil rodar a palma da mão para cima e para baixo.
A rotura do tendão não permite a manutenção da tensão sobre o músculo bicípete, formando-se uma saliência acima do cotovelo, que é conhecida como músculo de Popeye.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular Três Pontas – MG