Consultas e Exames Popular em Zona Rural

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Artrite inflamatória – Sintomas?

Muitas pessoas com artrite inflamatória não apresentam quaisquer sinais de doença. O aumento do fluxo sanguíneo e a libertação de substâncias químicas atraem glóbulos brancos para o local da inflamação. Estes fenómenos causam irritação, desgaste articular e inchaço.

Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaço das articulações que ficam dolorosas e sensíveis ao toque, dor articular e rigidez, e perda de função das articulações envolvidas. Sendo uma doença geral, pode ocorrer febre, calafrios, fadiga e perda de energia, cefaleias e perda de apetite.

Se a inflamação afetar outros órgãos, a sintomatologia pode variar. Se ocorrer no miocárdio, haverá dor torácica ou retenção de líquidos, se envolver a árvore brônquica ocorrerá dificuldade respiratória, se afetar os rins poderá surgir hipertensão ou insuficiência renal, no caso do sistema visual o paciente poderá sentir dor e diminuição da visão, se comprometer os músculos provocará dor e fraqueza muscular, se englobar os vasos sanguíneos poderão verificar-se vasculites, com manifestações na pele ou lesão de outros órgãos mais profundos. A dor nem sempre está presente porque diversos órgãos não apresentam nervos sensíveis à dor.


Cirurgia da Escoliose Idiopática Juvenil – O que é?

A cirurgia de Escoliose é indicada nos pacientes com curvaturas grandes em que a probabilidade de progressão é inexorável (de acordo com critérios cientificamente estabelecidos), associada a deformidades visíveis e progressões nítidas acompanhadas clinicamente. Existem várias técnicas cirúrgicas para tratamento da escoliose, mas a maioria delas consiste em colocar hastes metálicas que restituem o alinhamento e fixam a coluna, reduzindo a deformidade.

Os detalhes da cirurgia são definidos com base em classificações que consideram as características das curvaturas da coluna e subdividem a escoliose em diferentes tipos, que necessitam diferentes estratégias de correção.  É feita uma manobra específica de desrotação, na maioria dos casos, para endireitar a coluna.

A instrumentação irá manter as vértebras numa posição mais reta enquanto a consolidação óssea da artrodese se faz. Um enxerto ósseo pode ser usado para fundir ou artrodesar as vértebras sendo retirado do próprio paciente (autógeno), osso processado de um banco de ossos (alógeno) ou então utilizados substitutos ósseos de origem sintética.


Hérnia discal – Sintomas?

A hérnia de disco pode comprimir um nervo espinhal causando dor no braço e mão (braquialgia) e/ou no pescoço – hérnia cervical, adormecimento, formigueiro, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Em alguns casos a hérnia comprime a medula causando disfunção neurológica severa, com perda de equilíbrio, coordenação motora, ou fraqueza muscular generalizada. A hérnia de disco pode também comprimir um nervo espinhal causando dor na perna e pé (ciática) e/ou nas costas – hérnia lombar, adormecimento, formigueiro, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular.

A hérnia discal pode ser causada por um esforço, mas é comum que o doente não se recorde de nenhuma atividade ou acontecimento particular que tenham desencadeado os sintomas.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Clínica Popular em Zona Rural

Clínica Popular em Zona Rural
Publicidade