Consultas e Exames Popular em Urupema

Encontre especialistas por serviço ou região
medicine

Clínica Popular em Urupema – SC



Perguntas Frequentes


Quais os sintomas do coronavírus (COVID-19)? O que fazer se tiver??

A COVID-19, infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), provoca sintomas semelhantes a um resfriado comum. Entretanto, também pode desencadear infecções graves em grupos específicos como idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com doenças cardíacas.


Doença arterial periférica – O que é?

Caracteriza-se por ser uma doença de natureza obstrutiva do lúmen arterial, resultando num défice de fluxo sanguíneo aos tecidos, cuja principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia.

A componente obstrutiva da doença está em cerca de 90% dos casos associada à aterosclerose. Afeta cerca de 3% a 10% das pessoas, aumentando para 15% a 20% em adultos com mais de 70 anos.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade e morbilidade na população portuguesa, pelo que o seu diagnóstico e tratamento precoces, bem como a sua prevenção, são essenciais.

Esta enfermidade constitui um importante marcador da presença de um risco elevado de mortalidade cardiovascular. É idêntica à doença coronária, distinguindo-se apenas pelas artérias e territórios atingidos.

Os fatores de risco mais frequentes são:

Ausência da prática regular de exercício físico
Hipertensão
Hipercolesterolémia
História familiar de angina de peito
Enfarte do miocárdio
Acidente vascular cerebral
Aneurisma da aorta abdominal

Estima-se que as pessoas por ela afetadas apresentem um risco quatro a cinco vezes superior de virem a sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. Por outro lado, se não for devidamente tratada pode evoluir para gangrena, com necessidade de amputação de um membro.


Nódulos das cordas vocais – O que é?

Os nódulos das cordas vocais são formações benignas fibrosas (calosidades) que resultam de má colocação e do uso excessivo da voz em esforço. Isto é, são pequenas lesões benignas que crescem porque as cordas vocais fazem atrito uma na outra com demasiada força enquanto vibram. Desenvolvem-se habitualmente no bordo livre das cordas vocais na transição do terço anterior com os dois terços posteriores, sendo habitualmente bilaterais. Mulheres entre 20 e 50 anos e crianças são mais propensas a estes nódulos – sobretudo nas que falam muito e demasiado alto -, mas os homens também podem ser afetados.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular Urupema – SC

Clínica Popular em Urupema
Publicidade